Como os sistemas de conversação se relacionam entre si e com o ambiente sociocultural?
Como os sistemas de conversação se relacionam entre si e com o ambiente em que estão inseridos? Para investigar a interação entre os sistemas, precisamos medir o tamanho da população de usuários desses sistemas, o que, comparativamente, possibilita identificar os sistemas mais populares numa dada época. Assim, por exemplo, a variação da população dos sistemas que implementam um mesmo meio de conversação nos possibilita investigar a competição entre esses sistemas. Neste capítulo são apresentadas métricas e enunciadas leis que explicam as interações entre os sistemas de conversação em seu ecossistema.
EcossistemaNa Biologia, ecossistema é o sistema onde determinadas populações de animais, plantas e bactérias vivem e interagem entre si e com fatores externos do meio ambiente, como a água, o sol, o gelo e o vento. São exemplos de ecossistemas o cerrado, a floresta amazônica, a caatinga e a mata atlântica. |
Medindo e comparando a popularidade dos sistemas
Os sistemas que implementam um determinado meio de conversação formam um ecossistema que reconhecemos pelo nome de mercado. São realizados estudos sobre a população de usuários de um sistema em comparação com a de seus competidores, o que nos possibilita caracterizar a popularidade e a participação no mercado de cada sistema analisado. A popularidade caracteriza a importância sociocultural de um sistema, e acompanhar sua variação ao longo do tempo nos possibilita analisar a relação do sistema com o ambiente em que está inserido. A participação no mercado de um sistema em determinado período, local ou nicho é representada, como resultado desses estudos, por uma porcentagem relativa ao total desse mercado.
Em muitos mercados, o produto ou serviço é vendido ao consumidor e o total de vendas é utilizado para calcular a porcentagem de participação no mercado. Essa métrica não faz sentido no mercado dos sistemas computacionais de conversação, pois esses sistemas geralmente são gratuitos. A participação de um sistema de conversação no mercado é calculada pela adoção do sistema. A participação nesse mercado deve ser medida em termos dos sistemas mais usados e não dos mais vendidos.
Caracterizar quais são os sistemas mais usados, os mais populares, não é uma tarefa trivial. Por exemplo, como métrica para caracterizar a quantidade de usuários de um dado sistema geralmente adota-se a quantidade de pessoas cadastradas naquele sistema. Contudo, sabe-se que muitas dessas pessoas só se cadastram para conhecer o sistema, usam uma ou duas vezes e nunca mais voltam a usá-lo, mas o cadastro daquele usuário permanece eternamente, e assim a quantidade de usuários cadastrados só aumenta e nunca diminui, porque os usuários não se descadastram do sistema, o que torna impossível caracterizar a queda no uso daquele sistema. Precisamos de outras métricas para analisar a interação entre os sistemas competidores, a fim de encontrar aquelas que nos possibilitam identificar quais são os sistemas que estão se tornando mais populares e quais estão em decadência num dado período. Dentre as métricas alternativas, adota-se a quantidade de pessoas que usam o sistema com frequência, ou a quantidade de usuários conectados ao mesmo tempo, como discutimos a seguir.
Níveis de uso: do usuário cadastrado ao intensivo (heavy user)
É comum uma pessoa se cadastrar em vários sistemas, mas geralmente fazem uso efetivo de somente um serviço de cada meio. Por isso, métricas baseadas no número de cadastros ou de visitas ao site do sistema não caracterizam quantas pessoas usaram de fato o sistema num dado período.
Uma das formas de realizar estudos mais precisos sobre a popularidade dos sistemas é adotando, como medida, a quantidade de usuários regulares (ou ativos), como exemplificam o diagrama de funil e a análise de coorte. Em vez do total de usuários cadastrados, é mais revelador o total de pessoas que usaram o sistema num dado período, por exemplo, no último mês.
Diagrama de Funil (Porter, 2008) e Análise de Coorte (Ries, 2011)O Diagrama de Funil é usado para caracterizar os diferentes perfis de usuários do sistema. Por exemplo, dentre as pessoas que tem interesse no sistema (usuários cadastrados), apenas algumas usam o sistema uma vez (usuários iniciantes). Dessas pessoas que alguma vez usam o sistema, apenas algumas o utilizam com frequência (usuários regulares), e poucas se tornam usuários apaixonados (usuários intensivos). Essa análise revela os diferentes níveis de uso de um sistema, embora cada sistema apresente diferentes percentuais de usuários em cada categoria. A Análise de Coorte consiste em separar os usuários por grupos (coortes) que compartilham determinadas características ou experiências. Essa análise é exemplificada pelos desenvolvedores da empresa IMVU, que agruparam os usuários nos seguintes coortes: cadastrado, mas não entrou (deveríamos realmente chamar essas pessoas de usuários?); entrou, mas não conversou (também não é um usuário efetivo); teve ao menos uma conversa (este sim usou o sistema); teve cinco ou mais conversas (este é um usuário intensivo); pagou pelo uso de funcionalidades avançadas (reconhece tanto a utilidade do sistema que se tornou um usuário pagante). O comportamento dos usuários daquele sistema foi acompanhado por oito meses, conforme dados apresentados no gráfico a seguir.
O interesse inicial da empresa era que mais usuários se tornassem pagantes, mas isso não aconteceu no período analisado. Contudo, ao longo daqueles meses mais usuários passaram a conversar com mais frequência pelo sistema, aumentando o percentual de usuários intensivos, o que revela um aumento no uso daquele sistema embora naquele mesmo período também tenha aumentado o percentual de usuários cadastrados que não chegaram a usar o sistema – parece uma contradição, mas o gráfico revela que isso é possível (pois ocorreu a diminuição do grupo de usuários que apenas se logam sem conversar pelo sistema). |
Para caracterizar melhor a cultura de uso dos sistemas, e consequentemente realizar os estudos de participação no mercado, esta outra métrica – a quantidade de usuários regulares (que acessaram o sistema num determinado período, ou que chegaram a enviar mensagens num dado período) – é mais adequada do que o total de usuários cadastrados no sistema.
Total do mercado: quantidade absoluta x relativa
É muito comum as empresas divulgarem o crescimento ao longo dos anos da quantidade de usuários de seu sistema. Contudo, se relativizarmos esse crescimento com o aumento da quantidade de internautas no mundo, naquele mesmo período, o crescimento de usuários do sistema pode não ser tão expressivo, ou pode até mesmo estar ocorrendo uma queda relativa, como ilustra o caso IRC detalhado no quadro a seguir.
Caso IRC: a ilusão de aumento da popularidade ao considerar o total absoluto de usuários onlinePela análise da quantidade de usuários online de IRC (Internet Relay Chat), entre os anos de 1997 e 2012, a primeira interpretação é que a popularidade chegou ao ápice em 2005, quando obteve a maior quantidade de usuários online, e a partir desse ano começou a decair. Contudo, essa interpretação é equivocada, pois o gráfico mostra apenas a quantidade absoluta de usuários de IRC. Ao considerar esses usuários em relação ao total de internautas a cada ano (Internet World Stats, 2012), observa-se que a queda da popularidade do IRC já era bastante acentuada a partir de 1997. Em termos de popularidade, e consequentemente de importância sociocultural, o auge do IRC foi em meados dos anos 1990, e não 10 anos depois como pode parecer pelo número absoluto de usuários. Ainda que de 1995 a 2005 tenha aumentado a quantidade de usuários online de IRC, neste mesmo período aumentou muito mais a quantidade de internautas, que são os potenciais usuários de IRC, e por isso o IRC tinha muito mais importância cultural em meados da década de 1990 do que em 2005. |
Identificação dos sistemas que compõem um mercado
Para realizar uma pesquisa de mercado, é preciso identificar quais são os sistemas que participam daquele mercado. Consideramos que um mercado é formado pelos sistemas que implementam um mesmo meio de conversação. Contudo, algumas pesquisas de mercado incluem inadvertidamente sistemas que implementam diferentes meios, como por exemplo quando juntam na mesma pesquisa os sistemas Skype e Twitter. Em nossa perspectiva, esses sistemas não competem entre si, participam de mercados diferentes, e por isso não deveriam estar juntos numa pesquisa.
Tivemos dificuldade para encontrar boas pesquisas de mercado. Algumas adotam métricas inadequadas, outras misturaram sistemas que não são concorrentes – esperamos que esse livro seja útil para clarificar essa situação. São necessárias boas pesquisas para investigar mais precisamente a relação entre os sistemas. Apesar dessa dificuldade, na próxima seção enunciamos leis e as ilustramos com os dados que encontramos até a data de publicação deste livro.
Leis que regem as relações entre os sistemas de conversação
A perspectiva evolucionista apresentada neste livro nos levou a elaborar leis para explicar como ocorre a interação entre os sistemas que implementam os meios de conversação. Na Biologia, são enunciadas leis da ecologia populacional para explicar a interação das populações de uma espécie de ser vivo com seu ambiente e para identificar a variação no tamanho dessas populações ao longo do tempo e do espaço.
Leis da ecologia populacional dos seres vivos (Haemig, 2011)A questão básica que orienta os estudos sobre a ecologia populacional é compreender quais fatores influenciam o tamanho e a estabilidade das populações. Os estudos das populações de seres vivos têm como base nove leis da ecologia populacional. Essas leis determinam quando uma população diminui ou aumenta de tamanho, quais as consequências dessas variações, o que limita o crescimento populacional e as relações entre predadores e presas. |
Para explicar como ocorre a disputa dos sistemas de conversação pelos usuários, elaboramos três leis: sistemas que implementam um mesmo meio competem entre si; sistemas que implementam meios diferentes não competem entre si; e sistemas de conversação sobrevivem em nichos distintos de mercado. Essas leis foram ilustradas com dados obtidos de pesquisas de participação de mercado.
Sistemas que implementam um mesmo meio competem entre si
A competição entre os sistemas ocorre porque, quando um usuário adota um determinado sistema de um meio de conversação, não utiliza outro sistema daquele mesmo meio. Por exemplo, você que usa um determinado sistema para enviar mensagens de email provavelmente não usa outro sistema com este mesmo objetivo. Se você usa regularmente o microblog do Facebook, provavelmente não terá interesse em usar outros sistemas com essa mesma finalidade. Como consequência, há uma disputa entre os sistemas que implementam um mesmo meio para alcançar a maior participação possível no mercado. É um fenômeno semelhante ao da competição entre os seres vivos de uma mesma espécie.
Competição entre os seres vivosEntre os seres vivos, a competição compreende a disputa entre indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes por recursos como alimento, território, luminosidade, parceiro sexual, entre outros. A competição favorece as formas de vida que estão mais adaptadas ao meio ambiente naquele momento e promove a extinção daquelas menos adaptadas. |
Uma consequência dessa lei: se um sistema está se tornando popular num curto intervalo de tempo, de tal forma que não tenha aumentado significativamente a quantidade de internautas naquele período, então os sistemas concorrentes estão perdendo usuários. Isso é o que ocorreu, por exemplo, quando os usuários brasileiros do Orkut migraram para o Facebook; o aumento da popularidade do Facebook só foi possível no Brasil com o decaimento do uso do Orkut. A quantidade de usuários é limitada, por isso esse recurso é disputado pelos sistemas semelhantes que implementam o mesmo meio de conversação. Outro exemplo é a migração dos usuários do MSN que passaram a adotar o mensageiro instantâneo do Facebook, conforme a pesquisa apresentada no quadro a seguir.
Mensageiros Instantâneos mais usados em smartphones nos países europeus, entre 2010 e 2011 (comScore, 2011)Ao longo do período entre Abril de 2010 e Abril de 2011 ocorreu um grande aumento na quantidade de usuários do mensageiro instantâneo do Facebook e decaiu muito a quantidade de usuários do MSN Messenger, enquanto a popularidade dos demais sistemas que implementam esse mesmo meio permaneceu praticamente estável. Essa pesquisa revela a competição que estava ocorrendo principalmente entre esses dois sistemas e o fenômeno da migração de usuários entre eles. Nessa pesquisa também se identifica a rápida ascensão do WhatsApp, que em 2014 tornou-se líder desse mercado. |
Sistemas que implementam meios diferentes não competem entre si
Os diferentes meios atendem a diferentes objetivos de conversação. Por exemplo, uma mesma pessoa usa um sistema para a videochamada e um outro sistema para o envio de mensagens instantâneas. Sistemas que implementam meios de conversação distintos são usados concomitantemente por uma mesma pessoa, e portanto, esses sistemas não competem entre si pelos usuários.
Diferentes sistemas de um mesmo meio de conversação sobrevivem em nichos distintos
Um sistema de conversação pode não ser popular em todo o mundo, mas sim ser popular num nicho específico, fazer sucesso numa determinada região, faixa etária ou plataforma (web, desktop ou smartphone). É algo semelhante ao isolamento geográfico que leva à especiação dos seres vivos.
EspeciaçãoA especiação é o processo evolutivo responsável por formar as espécies de seres vivos. Ela tem início quando uma subpopulação de uma espécie se isola geograficamente e assim altera seu comportamento e o seu nicho ecológico. Ao se isolar reprodutivamente do restante da sua espécie e sofrer mutações cumulativas ao longo do tempo, a subpopulação tem seu genótipo e fenótipo alterados. Como consequência surge uma nova espécie. |
A popularidade de um sistema varia em função da localidade do usuário. Pelas diferenças culturais, incluindo por exemplo o idioma, entre diferentes países pode variar o sistema líder que implementa um determinado meio de conversação. Como é preciso que o grupo social compartilhe um mesmo sistema para conversar, a distância geográfica e cultural pode levar ao sucesso de sistemas diferentes. Assim, um sistema que é líder de mercado num país pode ser desconhecido em outro, como exemplifica a pesquisa de 2008 sobre os mensageiros instantâneos mais usados no Brasil e na Rússia.
A popularidade de um sistema também varia em função da faixa etária. Por exemplo, um sistema pode ser muito popular apenas entre os mais jovens.
Porcentagem da faixa etária dos usuários dos sistemas de email (Green, 2011)Pelo resultado da pesquisa sobre as preferências de uso de sistemas de email, conclui-se que o Gmail, Hotmail e Yahoo Mail são mais populares entre os mais jovens, incluindo as pessoas de até 34 anos; enquanto o AOL Mail é mais popular entre os mais velhos, com mais de 35 anos. |
Um meio de conversação é implementado em sistemas baseados em plataformas distintas, como web, desktop e smartphones. Quando uma nova plataforma é lançada e passa a ser adotada por uma grande quantidade de usuários, também são desenvolvidos diversos sistemas para esta plataforma e assim é formado um novo nicho de mercado. Por exemplo, o advento dos smartphones baseados em sistemas operacionais como Android e iOS resultou em novos sistemas, dentre eles o WhatsApp, cujas características atraíram um público de adolescentes que migrou do serviço de conversa em grupo do Facebook para esse novo aplicativo, que se tornou o líder nesse nicho de mercado de smartphones, enquanto o serviço do Facebook continua líder no mercado de desktop.
… outras leis?
As leis da ecologia populacional dos seres vivos foram propostas por pesquisadores distintos, em anos distintos. Acreditamos que outros pesquisadores identifiquem outras leis sobre a ecologia dos sistemas de conversação. Atualmente não temos dados confiáveis para avaliar as seguintes conjecturas teóricas que elaboramos como candidatas a possíveis leis:
- Meios de conversação competem entre si. Supomos que o desenvolvimento de um novo meio de conversação eventualmente compete com um meio semelhante já existente. Um exemplo é a competição entre o microblog e o blog: nos últimos anos tem aumentado a quantidade de pessoas que usam serviços de microblog e em contrapartida tem diminuído a quantidade de pessoas que usam os serviços de blog, mas ainda não encontramos dados confiáveis para avaliar essa especulação. Outras especulações que exemplificariam a suposta lei em questão: a popularização do mensageiro instantâneo nos smartphones reduziu o uso de SMS e de bate-papo; e a recente popularização dos serviços de mensagens em grupo, como o implementado no WhatsApp, promove uma redução no uso do microblog, como o implementado no Facebook.
- Meios de conversação sobrevivem em nichos distintos. Assim como ocorre com os sistemas, alguns meios de conversação são preferidos em determinadas localidades, faixa etária ou plataforma. Por exemplo, o email é preferido por pessoas mais velhas, com mais de 35 anos, adeptas de mensagens mais elaboradas e formais, geralmente enviadas no contexto do trabalho; enquanto os jovens preferem conversar trocando mensagens instantâneas e em grupo, cujas mensagens são mais curtas e informais, e se obtém uma resposta mais rapidamente.
- O desenvolvimento de uma nova plataforma promove um grande crescimento no desenvolvimento de sistemas de conversação. Novas plataformas oferecem oportunidades para inovações nos meios de conversação. Por exemplo, as redes de computadores possibilitaram a conversação entre mais pessoas, a web possibilitou a conversação independentemente do computador de acesso, e os smartphones possibilitaram a conversação em locais e momentos diversos. As novas possibilidades advindas com a plataforma promovem o desenvolvimento de diversas soluções inovadoras.
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