uma perspectiva evolucionista sobre os meios de conversação da internet
uma perspectiva evolucionista sobre os meios de conversação da internet

Referências

BERTALANFFY, L. V. (1950) An Outline of General System Theory. British Journal for the Philosophy of Science, v.1, n.2.

CALVÃO, L.D. (2012) Meios de Conversação por Computador: uma perspectiva evolucionista. Dissertação de Mestrado, UNIRIO. Também disponível em http://www3.uniriotec.br/ppgi/banco-de-dissertacoes-ppgi-unirio/2012/meios-de-conversacao-por-computador-uma-perspectiva-evolucionista/at_download/file

CALVÃO, L.D.; PIMENTEL, M.; FUKS, H.; GEROSA, M. A. (2012) Meios de Conversação por Computador. SBSC 2012, IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.

CANNARELLA, J., SPECHLER, J.A. (2014) Epidemiological modeling of online social network dynamics. Disponível online. Acessado em 30/08/2014.

CASTELLS, M. (1996) A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, v.1.

CETIC.br (2012) Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil – TIC Domicílios 2005 a 2012. Disponível em: http://cetic.br/. Acessado em 30/08/2014.

CHRISTENSEN, C. M. (1997) The Innovator’s Dilemma. [S.l.]: Harvard Business School Press.

COMSCORE (2011) Top 10 IM Services by Percent Reach Across Mobile Instant Messenger Users in EU5. Disponível em: http://www.poderpda.com/wp-content/uploads/2011/06/Top-10-IM-Services-by-Percent-Reach-Across-Mobile-Instant-Messenger-Users-in-EU5.jpg. Acessado em 30/08/2014.

COMSCORE (2012) Facebook Blasts into Top Position in Brazilian Social Networking Market Following Year of Tremendous Growth. Disponível em: http://www.comscore.com/Insights/Press-Releases/2012/1/Facebook-Blasts-into-Top-Position-in-Brazilian-Social-Networking-Market. Acessado em 30/08/2014.

DARWIN, C. (1859) A Origem das Espécies. Rio de Janeiro: Editora Hemus.

DAWKINS, R. (1989) The Selfish Gene (2 ed.), Oxford University Press.

DENNIS, A.R.; VENKATESH, V.; RAMESH, V. (2003) Adoption of Collaboration Technologies: Integrating Technology Acceptance and Collaboration Technology Research. Indiana University, USA.

ELLIS, C.A.; GIBBS, S.J; REIN, G.L. (1991) Groupware – Some Issues and Experiences. Communications of the ACM, v.34, n.1, p.38-58.

EQO INSTANT MESSAGING PLATAFORM (2008) Worlwide Instant Messaging Market Share – July ’08. Disponível em: http://www.process-one.net/en/imtrends/article/eqo_study_global_instant_messaging_market_share/. Acessado em 30/08/2014.

HAEMIG, P.D. (2011) Leis da Ecologia Populacional. ECOLOGIA.INFO 23.

HILGERT, J.G. (2000) A construção do texto falado por escrito: a conversação na internet. Fala e escrita em questão. Dino Preti (org). São Paulo: Humanistas/FFLCH/USP.
HSU, T. (2011) Hunch profiles the average Gmail, Yahoo, Hotmail and AOL e-mail user. Disponível em: http://latimesblogs.latimes.com/technology/2011/03/hunch-profiles-the-average-gmail-yahoo-hotmail-and-aol-email-user.html Acessado em 30/08/2014.

INTERNET WORLD STATS (2012) History and Growth of the internet from 1995 till Today. Disponível em: http://www.internetworldstats.com/emarketing.htm#stats. Acessado em 30/08/2014.

IRC.NETSPLIT.DE (2012) Medição de usuários de IRC. Disponível em: http://irc.netsplit.de. Acessado em 30/08/2014.

JOHNSON, S. (2010) Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation New York: Penguin Group.

KOCK, N. (2004) The Psychobiological Model: Towards a New Theory of Computer-Mediated Communication Based on Darwinian Evolution Organization Science, v.15, p.327-348.

KROEBER, A. L. (1923) Anthropology: Culture Patterns & Processes. New York: Harcourt, Brace & World.

KROEBER, A. L. (1949) O Conceito de Cultura em Ciência.

LAMARCK, J. B. (1809) Philosophie Zoologique. Paris.

LÉVY, P. (1992) As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era informática. Lisboa: Instituto Piaget.

LEWIS, A. (2010) If you are not paying for it, you’re not the customer; you’re the product being sold. https://twitter.com/andlewis/status/24380177712. Acessado em 30/08/2014.

LINNAEUS, C. (1735) Systema naturae, sive regna tria naturae systematice proposita per classes, ordines, genera, & species. Haak, Leiden.

MARCUSCHI, L. A. (1997) Oralidade e escrita. Signótica, v.9, n.1, p.119-145.

MARCUSCHI, L. A. (2008) Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.

MARCUSCHI, L. A. (2010) Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 3.ed.

L.A.Marcuschi, A.C.Xavier (orgs.). São Paulo: Cortez.

MARKUS, M.L.; CONNOLLY, T. (1990) Why CSCW Applications Fail: Problems in the Adoption of Interdependent Work Tools.

MCLUHAN, M. (1962) The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man; 1st Ed.: University of Toronto Press; reissued by Routledge & Kegan Paul.

MCLUHAN, M. (1964) Understanding Media: The Extensions of Man. New York: McGraw-Hill.

MENDEL, J.G. (1866) Versuche über Pflanzenhybriden Verhandlungen des naturforschenden Vereines in Brünn, Bd. IV für das Jahr.

MILLER, C. (1984) Genre as Social Action. Quarterly Journal of Speech 70, p. 151–167.

MULLER, L. (2014) Em uma semana, ICQ ganha 1 milhão de novos usuários no Brasil. Tecmundo. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/mensageiros/59272-semana-icq-ganha-1-milhao-novos-usuarios-brasil.htm. Acessado em 30/08/2014.

NESSE, R.M. (2009) Social selection and the origins of culture. In: Schaller M, Heine SJ.

NETTO, A.T.C.; CALVÃO, L.D.; PIMENTEL, M. (2012) Evolução da cultura do bate-papo: do Party Line aos sistemas de redes sociais. VI Simpósio Nacional da ABCiber, Novo Hamburgo – RS.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M. (1998) Na malha da Rede: Os impactos íntimos da internet. Rio de Janeiro: Editora Campus.

NIELSEN, J. (2000) Projetando Websites: A Prática da Simplicidade. Ed. Campus.

NIELSEN (2012) Nielsen: Facebook Users Spending 30 Minutes Less There Now Than 6 Months Ago. Disponível em: http://marketingland.com/nielsen-facebook-users-spending-30-minutes-less-there-now-than-6-months-ago-26246. Acessado em 30/08/2014.

PERCIVAL, S. (2009) The Story (so far) of Twitter. 21/06/2009

PIMENTEL, M.; GEROSA, M.A.; FUKS, H. (2011) Sistemas de comunicação para colaboração. Sistemas Colaborativos, cap.5. Rio de Janeiro: Elsevier.

PORTER, J. (2008) Designing for the Social Web. New Riders: Berkeley, CA.

RECUERO, R. (2012) A Conversação em Rede: Comunicação Mediada pelo Computador e Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina.

RIES, E. (2011) The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Crown Business

ROGERS, E. M. (1962 e 2003) Diffusion of innovations. New York, NY: Free Press.

SANTOS, V.V., TEDESCO, P., SALGADO, A.C. (2011) Percepção e Contexto. In: Sistemas Colaborativos. M.Pimentel e H.Fuks (orgs.). Rio de Janeiro: Elsevier.

SCHLEICHER, A. (1869) Darwinism Tested by the Science of Language.

SPENCER, H. (1860) The Social Organism.

STEADMAN, P. (1979) The Evolution of Designs: Biological Analogy in Architecture and the Applied Arts.

TROTTIER, M. S. (2012) The 60% – 70% CM / Project Management Dilemma. Disponível em: http://globaltransforming.wordpress.com/2012/07/11/in-2003-200/ Acessado em: 30/08/2014.
WALKER, C., PAQUET, V. (2010) Google Voice for everyone, Google Mobile Blog, 22/06/2010.

 

 

← Página anterior
Conclusão
Capítulos
(Índice)
Página seguinte →
Autores